OBJETIVOS:
Realizar atividades pedagógicas adequadas as Pessoas Com Deficiência;
Estimular a autonomia da Pessoa Com Deficiência através de orientação especializada;
Incentivar a participação das famílias, da comunidade e do governo nesse processo educacional;
Investir em recursos humanos e materiais afim de implementar uma educação de qualidade;
Promover práticas esportivas apropriadas a esse público;
Fomentar a inclusão digital dos Pessoas Com Deficiência;
Facilitar o acesso dos Pessoas Com Deficiência a eventos culturais;
Propiciar o desenvolvimento físico, intelectual, emocional e profissional da
Pessoa Com Deficiência, bem como sua inserção no mercado de trabalho.
JUSTIFICATIVA:
A sociedade moderna tem adotado medidas em prol de uma educação inclusiva como forma de combate a intolerância e a desigualdade, por uma sociedade na qual a cidadania seja exercida por todos.
Dentro desse contexto foi criada a Acide – Associação Conquistense de Inclusão do Deficiente, visando o bem-estar, o desenvolvimento e a inclusão
Da Pessoa Com Deficiência.
A Acide é um importante centro de educação especial situado na cidade de Vitória da Conquista. Desde 1989 tem prestado excelentes serviços a essa comunidade, oferecendo aos Pessoas Com Deficiência uma atenção mais específica, recursos e metodologias apropriadas, sendo referência na região Sudoeste da Bahia e Norte-nordeste de Minas Gerais.
Toda a pessoa tem necessidades educacionais singulares. Como indivíduos, possuem diferentes capacidades, interesses, ritmos e estilos de aprendizagem, mas alguns apresentam uma forma bem diferenciada na aprendizagem, requerendo maiores recursos a fim de desenvolverem as suas potencialidades.
A imprescindível sensibilidade humana permite que se possa criar atitudes de respeito às diferenças, de incentivo a
Pessoa Com Deficiência, visto que ele é quem enfrenta o maior desafio de vencer os obstáculos rumo a sua formação e inserção no mercado de trabalho.
Entre outros aspectos, um dos que mais reflete a necessidade de ações políticas voltadas para esse público é a acessibilidade, o que, por sua falta ou insuficiência, tem interferido negativamente no direito de ir e vir desses cidadãos.
Apesar de haver ainda muito o que fazer a esse respeito, sinalização de trânsito especial, rampas de acesso, entre outras adequações, vale salientar a importância do que já tem sido feito a favor da melhoria da qualidade de vida das
Pessoas Com Deficiência, pois certamente estas iniciativas, provocarão novas reflexões e novos progressos.
Atualmente a educação especial pode ser definida como ” Uma modalidade de Educação escolar que visa promover o desenvolvimento das potencialidades dos educandos que apresentam necessidades próprias e diferentes dos demais alunos no domínio das aprendizagens curriculares correspondentes à idade, necessitando de recursos pedagógicos e metodologias educacionais específicas”. (Política de Educação Especial- Mec)
Não podemos deixar de ressaltar a responsabilidade social da Acide no que tange a oferta de suporte adicional para uma educação inclusiva, efetivando a superação de barreiras e promovendo a solidariedade, a fim de viabilizar essas metas a acide disponibiliza cursos de: orientação e mobilidade, letra cursiva, artesanato, informática, Braille, estimulação visual, apoio pedagógico a rede regular,
Educação física, caratê.
A participação financeira da comunidade de Vitória da Conquista junto a Acide tem sido fundamental para que este trabalho seja desenvolvido, pois como afirmamos, para que este é processo educacional se concretize é preciso investir em recursos materiais e humanos voltados para esta função, precisamos ainda de ampliar esses recursos para atender a demanda.
A sociedade de Vitória da Conquista tem feito parte desta nova tendência mundial pela construção de uma sociedade inclusiva e educação para todos, tendência esta que ganhou novo impulso desde a Declaração de Salamanca em 1994.
RECURSOS
Recursos disponíveis:
Máquinas Braille;
Pranchas para leitura;
Livros em áudio;
Jogos adaptados;
Computadores com programas específicos.
Recursos Humanos:
Professores
Funcionários
Psicólogos
Voluntários