Pular para o conteúdo

ACIDE

ACIDE oferece curso de automaquiagem e eleva autoestima de mulheres cegas

A indústria da moda as ignoram, mas a ausência de cores e acessibilidade não impedem que a beleza e a autoestima de Luiza Vaneska Pedreira e Alana Ferreira, sejam ofuscadas nesse ambiente Capacitista. Mulheres cegas, porém não menos empoderadas, e apesar de usar calçados de salto alto, vestidos entre outros apetrechos, estava faltando um detalhe que legitimasse esse empoderamento.

              Luiza Vaneska, se auto maquiando. Foto

A oportunidade veio em um curso de auto maquiagem oferecido pela ACIDE, que proporcionou a elas, autonomia para se embelezar, o que era imaginável passou a ser alcançado com naturalidade. Algo que Luiza, já acreditava não haver possibilidade. “Eu já tinha ouvido falar da técnica, mas achava que só funcionava para quem tinha baixa visão, porém, com o curso eu consegui me auto maquiar, o que me trouxe um sentimento de satisfação por ter conseguido sozinha, sem ajuda de outras pessoas. Esses dias eu fui em um aniversário com a maquiagem feita por mim e o meu filho elogiou, dizendo que eu estava bonita, “, explicou expressando com orgulho sua independência.

Alana Ferreira, se auto maquiando. Foto

A insegurança, levou Alana a duvidar da sua capacidade. “Todas as mulheres que eu conheço, fazem uma maquiagem perfeita, então eu achei que não iria consegui, mas quando soube que iria ter o curso resolvi fazer, no início quando me maquiava, ficava insegura imaginando se tinha ficado bom ou não, mas depois eu me acostumei e as pessoas perguntam se foi eu mesmo que fiz a maquiagem, digo que sim”.

Camila Aparecida, orientando Alana com a maquiagem. Foto

O curso foi ministrado pela 2ª vez na ACIDE, por, Camila Aparecida Sousa Santos, que apesar de ser, Cabeleireira e Maquiadora, com especialização em Visagismo, porém acabou desenvolvendo a técnica na prática.  “A gente desenvolveu conforme a demanda, elas que iam falando a necessidade. Porque não tem um curso profissionalizante que prepara para passar esse conteúdo, então eu aprendi com elas e elas aprenderam comigo”. A voluntária, explicou que a finalidade do curso era realçar a beleza dessas mulheres e não seguir padrões. “O intuito é que eu se toque, se perceba a mulher bonita que é, realce a sua beleza”, finalizou.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: